terça-feira, abril 04, 2006

Lojas dos Chineses

No fim de semana passado, mais propriamente no dia 1 de Abril, andava eu a passear-me pelas ruas da minha cidade quando prometi à pessoa que me acompanhava que iria escrever no meu blog um post sobre este assunto.
Tal como já referi era dia 1 de Abril quando me apercebi que nas ruas de Vila Nova de Famalicão de cada vez que uma loja fecha (mesmo aquelas que me lembro de estarem lá desde de criança) abre uma loja dos chineses no mesmo sítio. Ainda me lembo de a loja por baixo da mui nobre casa do Sport Lisboa e Benfica ser uma discoteca verdadeiramente badalada que até chegou a pertencer a uns fulanos participantes no Big Brother... Pois é, aquilo parecia mentira, mas a verdade é que no dia 2 de Abril voltei a passar por esses sítios e as lojas dos chineses continuavam lá. Cheias ao domingo à tarde porque são as únicas lojas que se encontram abertas por aquelas redondezas. Aos pares e mesmos trios, na mesma rua.
A juntar-se a esta verdadeira epidemia chegam às nossas televisões as reportagens sobre a falta de higiene nos restaurantes chineses, e eu devo confessar que me vai custar imenso abandonar a comida chinesa, mas penso que será inevitável.
E a questão é a seguinte, porque é que não fazem uma limpeza à la canadianos e enviam estas pikenas criaturas todas para a terra deles??? Eu não sou, nem nunca fui xenófoba, mas tenho de confessar que me sinto um bocado mal em viver num país onde a cada passo fecham fábricas porque os Chineses se apoderaram de toda a indústria têxtil. Se querem vir para cá, vendo as nossas coisas e não as vossas...
Por isso, prometo que vou fazer o esforço e sacrifício de deixar de comprar coisas nas lojas dos chineses (assumindo-me neste momento como assérima fã das camisolitas que lá aparecem).

Sem comentários: